Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

A MENINA, A VACA E O AVÔ — LUÍS PIMENTEL

À primeira vista, esta é a história de um avô que oferece à neta, como presente, uma bezerra. Mas é muito mais do que isso, pois o que acompanhamos é um relato de carinho, dedicação, cuidados e perdas que tocam aos três personagens da narrativa: A menina, a vaca e o avô.

Uma menina ganhou do avô um presente que não veio embrulhado e nem dentro de caixa. Não era um presente comum, mas era especial, uma bezerra que marcou muito sua infância.  Com a passagem do tempo, a menina – agora moça – está sozinha porque a vaca também envelheceu e morreu, e o avô, já velhinho, também morreu, levando assim o leitor a refletir como nós, enquanto crianças, descobrimos a respeito da felicidade e da dor.

Este livro traz bastante reflexão e aprendizado de uma forma singela através de uma história que trata dos laços de amizade, amor e afeto que unem as pessoas e da morte e das perdas, dessas que a vida às vezes nos faz vivenciar, sem nos avisar.

O Autor Luís Pimentel conta a história e as aventuras do avô, da menina e da vaca e de um rio silencioso e observador, que viu a menina crescendo, o avô indo de encontro ao céu e sua vaquinha envelhecendo. E a menina durante um mergulho no rio percebeu que a felicidade não durava para sempre  e a dor também não: A menina pensou positivo, pelo menos a vaquinha foi encontrar meu avô.

O leitor acompanhará as relações afetivas da menina em sua complexidade, marcadas por alegrias, dores, saudade, os encontros e os momentos de diversão da menina com o avô e a vaca que se tornam boas lembranças, levadas por toda a vida. É uma história, do tempo que passa e transforma tudo.

Leitura importante para que a criança tenha a noção da perda. De que tudo na vida é cíclico e que a vida é isso mesmo: num momento a gente ganha e, infelizmente, no outro perdemos aqueles que mais amamos.

Uma coisa muito legal é que a capa da proposta de leitura é diferente da capa original do livro o que pode levar a criança a querer fazer sua própria capa ou então os adultos poderão incentivar a criança a uma atividade de recriação da capa do livro.


A Menina, a Vaca e o Avô

Autor: Luís Pimentel

Ilustração: Rosinha

Editora: Positivo

Preço: A partir de R$ 25,90

 

Tags: Menina, vaca, avó, avô, rio, amor, amizade, afeto, perdas, morte.