Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

DIA DA TIA – COMEMORE COM CARINHO!


Ser tia é ter a alegria e liberdade de fazer somente o que é gostoso com uma pessoinha que não é sua, mas a quem você pertence. É participar,  brincar, fazer “arte”, proteger, ser amiga e confidente. Ser tia é acompanhar a vida de quem vive outras histórias, mas eternamente fará parte da sua história.   

A  Tia,  irmã do pai ou da mãe, é uma pessoa muito importante na vida de qualquer criança, que ama, acolhe, envolve, guarda segredos, permite travessuras, faz quase todas as vontades, mas sabe impor limites quando necessário e, aconteça o que acontecer  sempre vai ter os braços abertos para receber, apoiar e mimar seus pequeninos eternamente. 

Sua presença é fundamental para que se tenha uma infância e uma vida adulta mais completa e mais feliz.

A origem da comemoração do Dia da Tia, ainda é desconhecida, mas no Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro. Já nos Estados Unidos, celebra-se o Dia da Tia e do Tio (Aunt and Uncle's Day) no dia 26 de julho.

Diz a história que na tradição católica, as tias, geralmente, são convidadas para serem madrinhas dos sobrinhos, o que reforça ainda mais os laços de amor e compromisso entre eles, pois além de ajudarem os pais nos cuidados diários, têm um papel fundamental na formação dos sobrinhos, cobrindo-os com muitos abraços, beijocas, mimos e, não importa a idade ou os obstáculos que a vida traz para todos, já que ela sempre estará lá com os braços abertos... esperando por seus eternos sobrinhos.   

Em homenagem a todas as tias do mundo escolhemos uma poesia do livro Namorinho do Portão, do professor e  escritor Elias José (coleção Girassol), que é muito utilizada em sala de aula dos pequeninos,  permitindo que cada um deles escolha uma das suas tias e escreva uma estrofe registrando uma de suas qualidades.     


PARABÉNS A TODAS AS TIAS PELO SEU DIA!



Tags:
Tiaparticiparbrincar, fazer arte, proteger, amigacriança, ama, acolhe, envolve, segredos, travessuras