Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

VOCÊ SABIA QUE AS MINHOCAS TÊM VÁRIOS CORAÇÕES?


As minhocas apesar de serem consideradas por muitos de nós como “uma criaturinha pequena, nojenta e frágil”, elas são responsáveis por estabilizar o ecossistema.

Por viverem debaixo do solo, constroem canais, galerias, adubam a terra e fazem passagens para o oxigênio.

Surgidas há mais de 500 milhões de anos no planeta Terra e com mais de 5000 espécies em todo o mundo, a minhoca é um animal anelídeo, isto é, o seu corpo apresenta-se alongado e segmentado. A segmentação é possível por ser um animal invertebrado (não possui esqueleto) e tem, ao longo do seu corpo, alguns anéis que facilitam a sua locomoção e o modo como vive debaixo do solo.

Para sobreviver, as minhocas não podem ficar expostas ao sol por muito tempo, em resumo,  o local deve ser escuro ao abrigo do frio e calor, seco e ventilado, sendo a umidade  indispensável às minhocas, pois elas necessitam de oxigênio.

Estes animais são detritívoros, ou seja, a alimentação das minhocas é feita com organismos animais mortos e diversos tipos de plantas e folhas. Durante o processo, elas ingerem terra, aproveitando todo o material orgânico e eliminando a terra. Elas podem remover terra em quantidade de até 60 vezes o seu próprio peso. Estes animais não possuem sistema auditivo nem visual.

A respiração das minhocas é cutânea, ou seja, ocorre na pele. São hermafroditas (cada uma possui testículos e ovários), e não são capazes de se reproduzirem sozinhas, tendo a necessidade de outra para haver a troca dos espermatozoides.

Para a felicidade geral dos agricultores, as minhocas se reproduzem rapidamente: uma única minhoca põe de 12 a 16 milhões de ovos ao longo de sua vida que gira em torno de 16 anos. Sua maturidade sexual é atingida entre os 60 e 90 dias de idade. E sua reprodução pode ocorrer ao longo do ano, principalmente nas épocas de clima quente e úmido.

Além das minhocas serem consideradas muito férteis, já que tudo o que se planta—nasce, elas também são utilizadas como cosméticos e na culinária de alguns países.

Cada minhoca tem entre dois e quinze pares de corações e cada coração tem a forma de um arco. Em cada par, um está ligado à artéria ventral (na barriga) e bombeia o sangue para frente levando oxigênio aos órgãos; o outro está preso ao vaso sanguíneo dorsal (nas costas), empurrando o sangue para trás e ajudando a recolhê-lo.

O número é grande para permitir a distribuição do sangue por todo o corpo do animal, já que existem minhocas que chegam a quase 3 metros de comprimento. Outros animais que pertencem à mesma classe zoológica, como as sanguessugas e as poliquetas (minhocas do mar), têm a mesma estrutura circulatória.

As minhocas penetram na terra e abrem caminho descompactando o solo. Com isso, o produtor rural evita encharcamentos na área de plantio de hortaliças ou flores.  Além disso, quando excretam o que consomem, os anelídeos deixam no solo nutrientes (minerais) importantes ao bom desenvolvimento das plantas.

Portanto, se encontrar um anelídeo em seu caminho, lembre-se de todas as suas utilidades e nem pense em exterminá-lo.

Tags:
Minhoca, anelídeo, corações, ecossistema, nojenta, frágil.