Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

ESTUDANTE, 10 ANOS, RECUSA-SE A RESPONDER QUESTÃO DE MATEMÁTICA


Garota de 10 anos, Salt Lake County, EUA, impressionou o mundo ao se recusar a responder a uma questão em seu livro de matemática que envolvia o peso de três meninas.

Rhythm Pacheco é estudante do 4º ano no Grant Elementary School, em Murray, Utah, e achou “ofensivo e rude”, uma pergunta que pedia para o aluno  descobrir  “o quanto mais pesada” uma aluna era de outra. Ela ressaltou que a tarefa era "ofensiva" para meninas que já se sentem inseguras sobre seus corpos  e ela não estava disposta a sacrificar sua moral em prol da aprendizagem.




A estudante circulou a pergunta na planilha de matemática e escreveu: "O quê!” Ela desenhou uma flecha que apontava para a pergunta e escreveu: “Desculpe, não vou escrever isso, é rude”. Veja a carta que Rhythm escreveu para a professora:

"Querida Senhora Shaw, eu não quero ser rude, mas não acho que esse problema de matemática não foi legal porque está julgando o peso de pessoas. Além disso, a razão pela qual não respondi à questão é porque simplesmente não acho isso legal. Ah, o problema está na página 34, número 7. Com amor, Rhythm", escreveu a aluna.




Como a maioria dos pais, a moradora de Utah está acostumada a ajudar seus filhos a solucionar problemas de lição de casa, mas pelo menos desta vez, Rhythm não precisou de ajuda para resolver a questão.

Quando sua mamãe, Naomi Pacheco,  viu o que a filha havia escrito decidiu compartilhá-lo on-line com uma poderosa mensagem sobre defender suas crenças. "O pai de Rhythm e eu estávamos extremamente orgulhosos de Rhythm por ouvir seus instintos e defender o que é certo", disse ela ao TODAY Style.

Rhythm disse que inicialmente estava "nervosa" com sua decisão e preocupada com o problema, entretanto a professora entendeu os motivos da garota e recebeu a carta de bom modo, compreendendo completamente seu ponto de vista.

Felizmente, a professora de matemática de Rhythm entendeu completamente seu ponto de vista, e até mesmo respondeu sua carta com muito carinho dizendo que estava orgulhoso por ela ter feito o que fez. Disse ainda a Rhythm que sabia como ficaria chateada com isso e que não precisava escrever a resposta. 

Chad Colby, diretor de comunicações de marketing da Great Minds, responsável pela criação do Eureka Math, um popular programa curricular criado em 2013, pediu desculpas “pelo desconforto causado" e prometeu tirar a questão na próxima edição do livro, segundo reportagem da Fox.

“Os comentários dos alunos são uma parte vital para nossa profissão. Somos gratos por receber comentários construtivos de alunos, professores e pais. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente ou ofensa causada pela pergunta. Deixamos claro aqui que substituiremos esta pergunta em todas as reimpressões futuras e sugerimos que os professores forneçam aos alunos uma pergunta de substituição apropriada nesse meio tempo”, disse ele.

E embora a questão de matemática possa parecer normal para alguns, a família Pacheco se orgulha de que sua filha tenha sido capaz de reconhecer um problema potencialmente sensível para as meninas.

"O pai de Rhythm e eu estávamos extremamente orgulhosos de Rhythm por ouvir seus instintos e defender o que é certo", disse Naomi. "Esperamos que a história da Rhythm incentive adultos e crianças em todos os lugares a se ouvirem, conversarem duramente e buscarem mudanças. Criar um espaço seguro para as crianças, capacitar os pais e melhorar as conversas que mantemos com nossos filhos criará relacionamentos mais fortes".

Embora para muitos a pergunta pareça normal, Naomi Pacheco se orgulha de que sua filha tenha identificado um problema que para muitas meninas é potencialmente delicado. É sempre bom incentivar adultos e crianças a aprender a ouvir, a ter conversas construtivas e a procurar mudanças. O caso foi compartilhado pela mãe da garota, Naomi, que disse estar muito orgulhosa da filha. Em entrevista ao programa TODAY, da NBC, ela contou que a professora “foi muito receptiva e lidou com a situação com muito cuidado”.

Fonte:
Tradução livre do texto publicado na de UPSOCL; TODAY.com, FOX13-Salt Lake County; msn.com/em-us.