Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

DIA DA INFÂNCIA — REFLEXÃO SOBRE NOSSAS CRIANÇAS

Comemorado em 24 de agosto, o Dia da Infância foi criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, com o propósito de refletir sobre as condições de vida das crianças pelo mundo e trabalhar para superar todas as dificuldades e injustiças que venham acontecer a ela, mas também comemorar a fase gostosa e cheia de descobertas que a infância pode ser.

É ainda uma reflexão sobre o caminho que ainda precisa ser percorrido, para que todos os pequenos tenham oportunidade de viver o comecinho de suas vidas recebendo os devidos cuidados para um desenvolvimento pleno e harmonioso, incluindo os direitos básicos de alimentação, moradia, formação social, educacional e de valores.

É notório que os pais são o espelho, onde a criança encontra referências sobre quem ela é. Assim, há que tomar cuidado com as palavras e o comportamento diante deles, já que eles são como esponjas com capacidade para absorver tudo o que ouvem e veem.

Palavras podem magoar e transmitir para a criança uma visão negativa de si própria. E isso vai impactar na sua vida até a fase adulta.

Frases como as que relacionamos abaixo, entre outras, podem criar um caminho para que essa criança tenha baixa autoestima, seja insegura e se sinta deslocada dentro da própria família.

Por que você não se comporta? Nunca me obedece!

Que criança chata para comer!

Você está muito mimado, vou te colocar de castigo para você ter motivo para chorar!

Deixa de ser preguiçosa!

Por isso, antes de falar uma frase que poderá magoar, pare, respire e pense. Mude o seu pensamento, mude o seu comportamento e suas palavras.

Assim, procure trocar as frases acima por essas:

Posso te explicar por que preciso que você faça o que estou te pedindo.

Olha como essa comida é interessante. Que tal provar?

Quer me contar o que está te deixando chateado? Conversa comigo.

Posso te ajudar a fazer isso, mas na próxima vez gostaria que você assumisse sua parte.

Procure sempre se colocar no lugar dos pequenos. O que você está falando te deixaria triste? Como você quer que a criança se sinta? Cabe lembrar que quando criticamos uma criança, ela não deixa de nos amar, ela deixa de se amar.



Tags: Criança, infância, Unicef, alimentação, moradia, formação social, educacional e valores.