Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

BRIGADEIRO, O QUERIDINHO DAS CRIANÇAS E GRANDINHOS TAMBÉM!


Brigadeiro, uma bolinha feito com chocolate, manteiga, leite condensado, e que costuma ser coberta com chocolate granulado. 

É um doce típico da culinária brasileira. Delicioso, não há quem resista! 

Presente em praticamente todas as festas, desde aniversário de crianças a idosos, ou em uma simples reunião familiar, o Brigadeiro tornou-se o queridinho das comemorações, principalmente, pelas crianças. Claro que os grandinhos também não resistem e sempre querem mais um! 

O fato é que o Brigadeiro tornou-se “presença obrigatória” em todas as festas no país, tanto que é comum ouvirmos: festa que é festa tem que ter brigadeiro

😃 História do brigadeiro
brigadeiro também é conhecido como “negrinho” na região do Rio Grande do Sul, porém sua origem ainda é controversa. Ao que tudo indica o nome do doce está ligado à campanha eleitoral do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da República, em 1945.

Diz a história que,  após a Segunda Guerra Mundial,  aconteceram novas eleições para presidente no Brasil e um dos candidatos era o militar brigadeiro Eduardo Gomes pela UDN, contra outro militar o  general Eurico Gaspar Dutra do PSD. As apoiadoras  do brigadeiro Eduardo decidiram fazer festas para angariar fundos e criaram um doce para ser comercializado nos eventos.

Naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para fazer receitas de doces. Assim, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate em pó resultava em “um docinho bem gostoso” que recebeu o nome de brigadeiro em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes.

Durante a campanha o brigadeiro Eduardo Gomes acabou ganhando um slogan bem curioso:Vote no brigadeiro. É bonito e solteiroEntretanto, apesar da fama da igualaria, o mesmo sucesso não se refletiu nas urnas, o militar perdeu as eleições para o general Eurico, tendo conquistado somente 35% dos votos.

Mas, de qualquer forma, o Brigadeiro Eduardo Gomes, deixou-nos de herança esta deliciosa iguaria, o brigadeiro,  tão amado pelas crianças e por todos nós os grandinhos .

😋Férias – Ensine suas crianças  a fazer brigadeiro!
brigadeiro  tradicional é feito com leite condensado, chocolate, manteiga e chocolate granulado para cobrir as bolinhas. Podem ser servidos em colheres ou também comer direto da panela – com direito a lamber os dedos.

Porém, hoje em dia, há outras maneiras de se enriquecer esse “doce redondinho” que cada dia mais  ganha  recheios e coberturas diferentes que podem ser feitas para criar novos sabores e texturas para esse docinho que é a paixão dos brasileiros.

Convém lembrar que o  chocolate granulado foi inventado com o intuito de enfeitar o brigadeiro, entretanto, tornou-se um componente essencial nas receitas atuais do brigadeiro.

O fato é que toda a mesa de festa   de criança a idoso — precisa ter brigadeiro, seja na colher, na forminha, no potinho, 
no bolo, no sorvete, ou seja, ao gosto do freguês.

Aproveitando que seus pequeninos estão de férias escolares, que tal fazer com eles essa delícia “à moda dos pequeninos” ?

Eles vão adorar! Selecionamos algumas ideias para você e seus pequeninos se divertirem nessas férias. Confira!

😋 Brigadeiro tradicional
1 lata de leite condensado;
4 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou 8 colheres de raspas de chocolate;
1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal;
Raspas de chocolate para confeitar.

Modo de fazer:
Despeje numa panela o leite condensado, o chocolate em pó (ou as raspas de chocolate) e misture bem. Após, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela até ficar no ponto. Após, transfira a massa para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as em raspas de chocolate ao leite ou meio-amargo e acomode-as nas clássicas forminhas de papel plissado.

😋 Brigadeiro de Ovomaltine
1 lata de leite condensado;
50 gramas de chocolate ao leite;
4 colheres de sopa de ovomaltine;
1 colher de sopa de manteiga sem sal;
1 pitada de sal.

Finalização:
3 colheres de sopa de ovomaltine e confeitos

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e cozinhe em fogo médio/baixo até que desgrude da panela. Deixe esfriar um pouquinho e acrescente o restante do ovomaltine. Misture, coloque em um prato e deixe esfriar. Faça bolinhas e passe no confeito.

😋 Brigadeiro de Nutella
1 lata de leite condensado;
5 colheres de sopa bem cheias de leite ninho;
1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal;
70 gramas de chocolate branco em gotas (ou picados);
100 gramas de nutella;
1 pitada de sal;
1 colher de sopa de glucose ou mel.

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes (menos a nutella) na panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar até dar o ponto de brigadeiro. Leve para gelar.

Depois é só fazer as bolinhas e achatá-las no centro com a palma da mão e coloque 1/2 de chá de Nutella no centro dessa bolinha e feche dobrando as bordas.

Dica:
Deixe a Nutella na geladeira por uma hora, ela fica mais durinha e é mais fácil para pegar e enrolar as bolinhas. Após enrolar as bolinhas passe-as no confeito.

😋 Brigadeiro com Oreo
1 lata de leite condensado;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 colher (sopa) de essência de baunilha;
8 biscoitos OREO picadinhos;
Raspas de chocolate ou confeitos para cobrir.

Modo de fazer:
Cozinhe,  sempre mexendo para não queimar, o leite condensado e a manteiga e ao atingir o ponto de brigadeiro(soltando do fundo da panela),  acrescente a baunilha e mexa mais até que solte do fundo de novo.  Desligue o fogo e misture os biscoitos quebrados. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar, depois coloque na geladeira (pelo menos 1 hora). Enrole e passe nas raspas de chocolate ou granulado se preferir.

Dica:
Você pode substituir o Oreo por Negresco, só vai ficar um pouquinho mais doce.

😋 Brigadeiro Kit Kat
1 caixa de leite condensado;
1 colher de sopa de manteiga;
4 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó ou em barra;
6 barrinhas de kit kat.

Modo de fazer:
Mexa em fogo baixo o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Quando a massa começar a desgrudar da panela, desligue o fogo e adicione uma pontinha de colher de manteiga na massa e mexa até se dissolver por completo. Unte um prato com manteiga, despeje a massa do brigadeiro, e espere esfriar totalmente. Corte o kit kat em cubinhos. Faça as bolinhas do brigadeiro, abra-as e adicione um cubinho do chocolate para então e terminar de enrolar o brigadeiro, Passe nos kit kats cortados em pedaços bem pequenos.

😋 Brigadeiro de colher com 2 ingredientes. Confira no canal Planeta de uma curiosa - clique  aqui  e assista o vídeo. 

😃 Dicas:
• Se você não tiver o chocolate em barra, pode usar chocolate em pó, mas não é aconselhado usar achocolatado pois pode ficar doce demais.

• Cozinhe sempre a mistura em fogo baixo, para a massa não grudar na panela nem nas mãos;

• Troque as forminhas por colheres. É mais rápido e fácil. Para isso, faça a massa um pouco mais mole, imediatamente antes do ponto de enrolar, deixe esfriar por 30 minutos e depois leve à geladeira por uma hora. Depois é só colocar em um saco de confeiteiro e decorar as colheres, finalizando com confeitos coloridos em vez de granulados.

• Você pode substituir os granulados de chocolates por miçangas de chocolate, bolinhas ou qualquer outro confeito de sua preferência. Experimente!

• Para personalizar o brigadeiro, e combinar com a decoração da festa, basta substituir o chocolate por corantes comestíveis: morango para um piquenique, laranja para um Dia das Bruxas e etc.

• Para ter um brigadeiro mais macio e menos doce é só acrescentar 3 de colheres de sopa de creme de leite.

• Fazer brigadeiro no fogão, é simples, imagine preparar no micro-ondas! 
Leva aproximadamente cinco minutos.

• Se a massa empelotar, tire-a imediatamente do fogo e bata com força até que fique lisinho novamente. Volte para o fogo e mexa sem parar até dar o ponto.

Fonte: Pesquisa livre na internet

Tags: