Ser
alfabetizado é diferente de ser leitor. Para ler um texto qualquer, é preciso
que você domine a técnica de “decifrar” as letras e palavras — e isso depende
de um aprendizado que, normalmente, acontece na escola: a alfabetização.
Mas
ser alfabetizado não é o mesmo que ser leitor. A leitura é o aprendizado de uma
técnica, sim, mas é muito mais que isso.
Ler
é também uma prática social, um modo de estar no mundo. Quando
lemos qualquer coisa, não estamos apenas decifrando as letras, o seu jeito de
entender, mas atribuindo sentido àquilo que está escrito. E, certamente, cada um lê à
sua maneira, pois somos seres singulares.
Tornar-se
leitor depende das relações que estabelecemos com o escrito. Como, quando,
onde, por que e para que usamos nossa leitura. Quanto
mais lermos coisas diferentes em situações diferentes, melhores leitores nos
tornamos. Mais “letrados” nos tornamos, além da alfabetizados.
Assim
é fácil perceber que não é da noite para o dia que viramos leitores. Mas
seguindo a leitura deste texto você descobrirá pelo menos 7 bons motivos para ler em voz
alta para crianças pequenas.
Algumas
observações antes de mergulhar nos bons motivos para ler para crianças: Ler
para crianças pequenas (bebês e até barrigas de qualquer idade estão incluídos)
não é a mesma coisa que contar histórias para as crianças. São atividades muito
diferentes e muito importantes em suas diferenças.
Você pode contar histórias que aconteceram com você, com seus amigos e familiares, coisas que você ouviu outras pessoas contarem, “casos” que são contados por seu avô e o avô de seu avô...
Você
deve valorizar o saber inventar histórias alegres, tristes e engraçadas,
ou pode recontar oral, famosas histórias infantis como O Chapeuzinho Vermelho e
Os Porquinhos e, com certeza, cada um
conta um pouquinho diferente. Toda essa variedade de formas de contar histórias
pode ser praticada com total liberdade na sua expressão vocal, em que todos
trocam facial e corporal.
Você
pode usar músicas, desenhos, roupas e qualquer outro acessório que quiser
para dar um colorido especial para suas histórias. Certamente, você já notou
que algumas pessoas têm mais facilidade que outras para contar histórias...
LER
é outra coisa: ler em voz alta é servir como ponte entre o livro e a criança.
Como a pessoa que lê fica no meio entre dois elementos – o livro e o ouvinte –,
muitas vezes chamamos o "ledor" de mediador, exatamente para
diferenciá-lo do contador de histórias.
Ao
ler, é preciso ser fiel ao texto escrito. Não dá para mudar as palavras. Isso
não significa que sua leitura deva ser monótona e sem cor. As variações na sua
voz, o ritmo da leitura, com sons e silêncios, vão dar cor e temperatura à
leitura, fazendo com que o livro fique vivo. Agora, vamos aos bons motivos!
1. Ouvir
alguém ler ajuda o desenvolvimento da linguagem falada.
Na
leitura, oferecemos a linguagem. A criança ouve palavras novas e maneiras ainda
não experimentadas de falar, de colocar as palavras em relação. Sons e imagens
do livro ocupam espaços que a criança não poderia experimentar sozinha ou nas
relações cotidianas. O livro abre uma porta para novas possibilidades de língua
e linguagem.
Mas,
e se a criança não entende nem metade das palavras que a gente fala? Pois é
exatamente por isso que devemos ler e ler mais! Repare como falamos com bebês.
As mães, especialmente, falam uma forma “fofa”, cheia de melodias.
Mas
falamos sobre tudo: a comida, a troca de fraldas, o que pode estar acontecendo
com o papai que não chega, como o preço das roupas está um absurdo e que cara de
pau daquela vizinha que mandou um presentinho usado! Será que os bebês estão
entendendo tudo isso?
Mas
eles riem, olham, reparam, ouvem e, como por milagre, começam a falar e a falar
cada vez mais. E logo, logo você pode vê-los brincando com bonecos e dizendo
“Já falei mais de mil vezes que não é para a senhorita mexer no fogão”.
2. Ler para
crianças pequenas facilita a aprendizagem da escrita.
Se
a criança que ouve alguém ler pode aprender mais sobre como falar, com certeza
pode também aprender muito sobre a própria leitura e escrita. A cada nova
leitura, bebês de qualquer idade e crianças bem pequenas descobrem mais sobre
as relações entre a palavra que sai da boca de quem lê, as letras no papel e a
imagem das páginas que são lidas.
Quando
lemos respeitando o texto, sem pressa, mas com entusiasmo, deixando que as
crianças acompanhem a leitura e vejam as imagens do livro, elas podem aprender
que existe um ritmo para a leitura; que é preciso esperar entre uma virada de
página e outra, esperar o texto e a imagem.
Crianças
bem novas já podem identificar, pela voz do leitor, quando é hora de mudar de
página. Deixar que elas ajudem a virar a
página pode ser uma ótima ideia para que, desde cedo, elas participem da
leitura e percebam seu corpo, ajustando seus movimentos ao livro.
Um
exemplo: uma criança de 4 anos diante do banheiro feminino, onde estava escrito
“Senhoras”, apontou o dedo para a palavra e começou a “ler”: banheiro!Repare
e encontrará por aí mais crianças fazendo o mesmo. Isso não quer dizer que as
crianças se alfabetizem sozinhas!
Algumas
vezes elas até podem acertar, mas na verdade não estão lendo, estão apenas
supondo e ensaiando, o que certamente vai ajudar na sua aprendizagem da escrita
e da leitura.
3. A leitura
compartilhada fortalece os laços entre pais e filhos, entre quem lê e quem
recebe a leitura.
Há
alguém que ouve e que fica atento para ouvir o livro lido pelo outro. Há alguém
que lê e que usa sua mente e corpo para ser uma ponte para o livro.
Estamos
falando de relação entre pessoas que, além de compartilharem o momento, passam
juntas pelas emoções, aflições, alegrias e surpresas que o livro vai revelando.
Saber
que o outro viveu os mesmos momentos me faz pensar: Ele sente o mesmo que eu?
Ele pensa o mesmo? Conhecer o outro faz parte de aprender a conhecer a si
mesmo. Conversar com o outro sobre o livro, os personagens, as sensações
vividas na leitura, é uma forma de estreitar laços entre as pessoas.
4. O contato
com diferentes textos dinamiza emoções e contribui para o desenvolvimento
emocional das crianças.
O
que acontece quando lemos textos diferentes? Cada um de nós sente de uma forma:
tristeza, solidão, abandono, surpresa, medo, expectativa. O livro permite que
se viva, pois deixar-se emocionar é estar vivo.
As
crianças em geral pedem que se leia várias vezes o mesmo livro. Em cada
audição, nova leitura, elas podem exercitar-se na percepção e controle das
emoções, na previsão dos caminhos narrativos, na certeza do mesmo fim. A cada
nova leitura enxergamos diferentes soluções, um detalhe desapercebido aqui, uma
novidade acolá. Ler de novo nunca é ler a mesma coisa.
5. O contato
com os livros estimula a curiosidade, a criatividade, o interesse em conhecer
novos livros e o mundo.
Se
você ainda não está convencido da importância de ler para crianças pequenas,
temos ainda mais motivos... No item 1, vimos que as crianças usam o material
que ouvem e que veem para construir suas próprias obras, lembra-se?
A
criança que é exposta com frequência aos livros e leituras desenvolve
naturalmente a curiosidade em saber o que se esconde por trás das páginas de um
novo livro, já que sua experiência mostra quanta riqueza pode estar lhe
esperando. A
criança que gosta de ouvir os livros tem sede de livros.
Já
a criança que não está habituada à
leitura pode ver o livro apenas como um objeto pedagógico, um instrumento de
instrução e controle. Muitas vezes esse é o motivo do desinteresse das crianças
pelos livros. Elas acabam achando que a leitura é chata, que os livros são
enfadonhos, difíceis, impossíveis... Assim, os leem (e mal) por obrigação. Sem
prazer.
6. Ler para crianças
pode ser uma atividade relaxante para quem lê e um momento para conhecer melhor
sua voz e seu corpo.
Voltando à ideia de leitura como gesto: uma ação dirigida ao
outro. Quem lê usa seus olhos, seu cérebro, seus pulmões, sua laringe, sua boca
e também o resto do corpo. Se ler é prazer, deixe que o livro leve seu corpo,
que as palavras entrem e saiam de você. Saboreie as letras.
No início, pode ser
estranho emprestar sua voz ao texto. Leia muitas vezes o mesmo texto, sozinho e
acompanhado. Grave sua leitura. Ouça a gravação e anote suas impressões.
Conviver de maneira insistente e pacífica com diferentes formas de usar a voz e
o corpo pode fazer você descobrir novas formas de expressão.
Não esqueça: se
quer fazer da leitura um momento agradável, você deve estar confortável.
Sente-se e acomode-se. Mude sua posição, se for necessário. Perceba e elimine
incômodos e tensões no seu corpo que possam atrapalhar. Finalmente, ajuste sua
voz, para não se cansar e poder modular com facilidade. Respire sempre sem
esforço e sem dificuldade. Você vai ver como o livro pode fazer bem ao seu
corpo!
7. As crianças
pequenas às vezes usam trechos de histórias, de livros, para arranjar e rearranjar
soluções das suas dificuldades.
Dos fragmentos de textos ouvidos, a criança poderá construir
seus próprios textos. A criança que gosta de ouvir os livros tem sede de
livros. E lembre-se: livros podem ser comprados, trocados, emprestados. Procure
bibliotecas, exija-as; não abra mão de variedade e qualidade. Dê esta
oportunidade às crianças: elas saberão aproveitar!
A
leitura de bons livros é interessante e contribui para o desenvolvimento
cultural também dos adultos.
Livros
para crianças só servem para crianças? Determinar uma idade limite para um
livro é diminuir a sua possibilidade de sempre ter um significado, e de modo
diferente.
É certo que existem temas e linguagens mais ou menos interessantes
para crianças de diferentes idades. Mas quem estabelece idades para um livro
são as escolas e as editoras - não os autores dos livros.
Agora,
uma última pergunta: Um adulto sabe tudo? Claro que não, e ler livro de criança
é coisa de gente grande também, portanto, se você não tiver crianças pequenas
por perto, não faz mal. Escolha um livro bom e leia para a criança que está
dentro de você!!!
7
Bons Motivos para Ler para as Crianças Pequenas
Fonte:
Texto tirado do A Vida que a Gente quer depende do que a Gente faz, diversos
autores, Instituto Ecofuturo.
Criança é Vida