Chutando uma bola ou fazendo um amigo, criança quer escola, criança quer abrigo.
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça.
Em qualquer lugar criança quer o quê? criança quer sonhar, criança quer viver.
Agente quer, agente quer, agente quer ser feliz, CRIANÇA É VIDA.
— Toquinho, cantor e compositor

PULA CORDA, BRINCADEIRA PARA CRIANÇAS E GRANDINHOS!

Pula Corda faz parte das tradicionais brincadeiras da infância e quer queira, quer não, nos dia de hoje, é uma atividade utilizada por muitos adultos para perder peso, pois além de ser econômica, pode ser praticada em qualquer lugar.

Pula Corda é só pegar um pedaço de corda, vestir qualquer roupa confortável e calçar um tênis ou até mesmo descalça e pular de acordo com sua criatividade e fôlego.  - Blog Criança é Vida
Na verdade, Pula Corda para a criança, representa a liberdade de poder brincar sozinha ou em grupo, sem se preocupar com muitas regras, ou seja, é só pegar um pedaço de corda, vestir qualquer roupa confortável e calçar um tênis ou até mesmo descalça e pular de acordo com sua criatividade e fôlego.
  
Contar os meses, somar os números, cantar no ritmo dos versos, sempre pulando — até cansar ou tropeçar! É assim a brincadeira de corda, que até vira cobrinha, cobrão, morrinho, morrão ao ser agitada pelas crianças.

Que tal ressuscitar essa criança que existe dentro de você e junto com suas crianças pular no ritmo dos versinhos abaixo ou então incentivá-los a criar seus próprios versos e coreografias, afinal, além de compartilhar um momento a mais com suas crianças, você poderá perder aqueles quilinhos que estão o/a incomodando.  Divirtam-se!


Contar os meses, somar os números, cantar no ritmo dos versos, sempre pulando — até cansar ou tropeçar! É assim a brincadeira de corda, que até vira “cobrinha, cobrão, morrinho, morrão” ao ser agitada pelas crianças.- Blog Criança é Vida


CONFIRA ALGUMAS DICAS:

Jogo simples ( para os pequeninos ou iniciantes)

Pode ser praticada individualmente, para isso, é só pegar uma corda e a movimentar em círculo, pulando com um pé ou com os dois, antes que a corda toque o chão.
Importante: Não pode tocar com os pés na corda.

Jogo básico

1. Dois participantes seguram uma ponta da corda, batendo-a em círculo, enquanto o terceiro integrante pula, antes que a corda toque o chão.

2. Para deixar o jogo mais divertido e difícil acelere o ritmo da batida da corda e aumente o número de integrantes, por exemplo:
O batedor fica no centro, girando a corda, que ficará um pouco estendida no chão enquanto os puladores, que ficam em volta do batedor em círculo, saltam assim que a corda se aproximar para não serem atingidos.

Coreografando os pulos, como por exemplo:

1. Um homem bateu em minha porta e eu abri.
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão
O jogador pula e rapidamente abaixa e toca o chão.

2. Senhora e senhores, pulem num pé só
O jogador pula com um só pé.

3. Senhoras e senhores, deem uma rodadinha
O jogador pula e roda.

4. E vá pro olho da rua!
O jogador sai debaixo da corda.


♥ Usando 2 cordas:

É possível usar duas cordas sendo que a que fica na mão esquerda bate-se no sentido horário e a que fica na mão direita no sentido anti-horário.